terça-feira, 18 de agosto de 2015

Gincana Estudantil


PROJETO “CAMPOS DO JORDÃO – VIVA NOSSA HISTÓRIA!”

Objetivos: estimular o estudo e a pesquisa sobre a história de Campos do Jordão junto aos jovens jordanenses alunos da rede pública municipal, através de gincanas no modelo Escola X Escola a ser realizada no Espaço Cultural Dr. Além.
Público-Alvo: alunos do Ensino Fundamental II e público em geral


Escolas Envolvidas:

  • EMEF Irene Lopes Sodré
  • EMEF Dr. Antônio Nicola Padula
  • E.M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
  • EMEF Anísio Teixeira
  • EMEF Laurinda da Matta
  • EMEF Profª Lucilla Florence Cerqueira
Forma de Disputa:
  • 20 perguntas para cada escola, em múltipla escolha;
  • Cada pergunta vale 10 pontos;
  • Vence a escola que ao final das 40 perguntas obtiver o maior número de pontos;
  • A escola vencedora estará automaticamente classificada para a semi-final com as outras três escolas vencedoras;
  • As escolas perdedoras na primeira disputa participarão de uma “repescagem”, que apontará a quarta semifinalista. Esta, participará da semi-final com as escolas vencedoras.
Natureza das perguntas:
  • As questões versarão sobre fatos, acontecimentos e lugares da história de Campos do Jordão.
Pergunta da Torcida:
Quando achar conveniente, o condutor fará uma pergunta dirigida à platéia. Esta pergunta pode ou não se referir à história da Cidade, podendo se referir a conhecimentos gerais. Quem acertar a resposta pode ‘dar’ os pontos para a escola para que estiver torcendo.
Observação: esta pergunta só pode ser respondida por membros da platéia que tenham a mesma faixa etária dos participantes.

Participantes:
Cada escola indicará 05 (cinco) representantes. Destes cinco, três responderão às questões no palco. Dois ficarão no “banco de reservas”, e poderão substituir a qualquer tempo os “titulares”.
Observação: a substituição só pode ser feita após autorização do condutor.

Convidado:
Em todas as edições da Gincana, será convidado um representante da sociedade jordanense para assistir e participar. O mesmo não poderá, entretanto, fazer qualquer intervenção ou indicação ou mesmo fazer perguntas que valham pontos.

Premiação:
A cada edição, a escola vencedora receberá um troféu. As duas finalistas também receberão troféu.

Elaboração das Perguntas:
Secretaria Municipal de Cultura.

Serão desclassificadas automaticamente as escolas que:
  • indicarem como jogadores (titulares ou reservas) alunos não matriculados na escola;
  • substituírem jogadores que não tenham sido indicados antes do início da disputa;
  • professores ou outros representantes das escolas sejam flagrados ‘soprando’ as respostas para seus alunos durante a competição;
  • práticas desrespeitosas e/ou  uso de palavrões e/ou palavras de baixo calão durante as disputas, seja por palavras, textos ou ações;
  • provocações dirigidas à outra escola que possam causar mal-estar, vergonha ou constrangimento;
  • uso de qualquer manifestação racista, homofóbica ou que venha a se caracterizar como bullyng por parte dos representantes da escola (alunos, professores e funcionários).
Datas:
08 de setembro: EMEF Dr. Antônio Nicola Padula e EMEF Anísio Teixeira
09 de setembro: EMEF Irene Lopes Sodré e E.M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
10 de setembro: EMEF Laurinda da Matta e EMEF Profª Lucilla Florence Cerqueira

Horários:
Das 13:30h às 15:30h

Bibliografia Básica:
“Conto, Canto e Encanto com a Minha História”, Pedro Paulo Filho.
“Atlas da Educação”.
Observação: as perguntas podem ou não estar presentes nos livros citados como referência.  

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